Miíase em cães e gatos

Miíase em Cães e Gatos

Mais sobre a miíase em cães e gatos, também conhecida como bicheira.

A miíase é uma doença parasitária que consiste na infestação do hospedeiro (que podem ser cães e gatos) por larvas de moscas.

Dependendo do lugar – olhos, ouvidos, boca, etc.- a miíase pode ser muito dolorosa e por isso é necessário levar o pet para fazer o tratamento veterinário adequado.

Por vezes, as larvas chegam a zonas profundas da pele. Dependendo do quadro clínico, não tente retirar você mesmo as larvas, pois pode ser muito doloroso para o animal.

Em alguns casos, o animal vai precisar ser sedado ou até anestesiado para poder realizar o procedimento, com o mínimo de dor possível e sem riscos para quem o faz.

Pode ser necessário também a administração de antibióticos e larvicidas. Por esses motivos, é imprescindível que o tratamento seja realizado por um médico veterinário.

Prevenção da miíase

• Examine seu pet diariamente e veja se não tem nenhum machucado ou arranhão.
  • Assim que detectar alguma larva, leve o seu cachorro imediatamente ao médico veterinário. Este é um problema que se desenvolve muito rapidamente.
  • A higiene do local onde o pet vive é muito importante, pois previne o aparecimento destas moscas.

Gostou do post? Possui alguma dúvida ou sugestão? Deixe aqui nos comentários!

Acompanhe nosso trabalho através do nosso Facebook também!

Um forte abraço da Clínica do Dr. Formento.

O seu endereço de e-mail não será publicado.