Vacine o seu gato

Vacine o seu gato: A vacina quádrupla ajuda na prevenção de doenças muito importantes na saúde do gato.

A vacina quádrupla ajuda na prevenção de doenças muito importantes na saúde do gato: a panleucopenia e o complexo respiratório felino (rinotraqueíte, clamidiose e calicivirose).

A Panleucopenia é causada pelo Parvovírus Felino e os sintomas são vômito, diarreia, com ou sem sangue, perda de apetite e desidratação grave. A transmissão pode ocorrer por contato direto entre os gatos infectados e por contato com urina e fezes.

A Rinotraqueíte é causada por um Herpesvírus que causa espirros, secreção nasal e ocular, podendo ocorrer conjuntivite e úlcera de córnea, febre, falta de apetite e desidratação. A transmissão ocorre por contato com animais infectados ou com secreções nasais e oculares.

A Clamidiose é causada por uma bactéria, Chlamydophila felis, podendo ser transmitida para humanos. Geralmente causa conjuntivite persistente, febre, corrimento nasal e perda de apetite, porém estes sintomas são mais raros. A transmissão se dá por contato com animais ou objetos infectados com secreções nasais ou gotículas de espirros.

A Calicivirose é causada pelo Calicivírus Felino, podendo ocorrer espirros e corrimento nasal, além de ulcerações na boca e língua. Pode causar também pneumonia, febre e dificuldade para respirar. A transmissão ocorre por contato direto com secreções nasais, mas pode ser transmitida também pelo contato com urina e fezes de animais infectados.

Portanto, é importante seguir corretamente o protocolo vacinal indicado pelo médico veterinário e nunca esquecer a reforço anual durante toda a vida do seu animal de estimação. Venha na Clínica Dr. Formento fazer a vacinação de seu amigo!

O seu endereço de e-mail não será publicado.